A locomotiva 910 quase original.

Esta é uma foto bem interessante, diria até um pouco rara. Mostra uma das locomotivas Ex Cia Paulista que foram vendidas a Estrada de Ferro Perus Pirapora em 1961.
Lembrando que foram 3 as locomotivas adquiridas, são elas em numeração CP 910, 911 e 920. Tais foram renumeradas para 14,10 e 9, respectivamente.
Esta locomotiva da foto, creio eu ser a 14, devido ao seu tender acrescido. Em todas elas foi acrescido um tender, retirado-se o tender anexo a elas.
Notemos alguns detalhes interessantes nessa fotografia.
Percebam que, a locomotiva ainda esta queimando lenha, ja que não vemos o tanque de óleo sobre o tender. A locomotiva também ainda esta com sua porta de entrada original, inclusive o maquinista esta posando apoiado nela. Posteriormente, a EFPP tampou essa porta soldando uma chapa e transformando ela em uma nova janela.
Seu longerão (chassis) ainda esta inteiro. Nesta locomotiva ele foi cortado para aproximar o tender. A unica coisa que o fotografo deixou a desejar foi a chaminé. Ela não parece na foto e, desconfio eu, ser ainda a chaminé balão original da maquina, devido a queima de lenha.
Por causa desses detalhes, julgo que essa foto foi batida pouco tempo depois da chegada delas na EFPP, em 1961. Deve ser de aproximadamente 1965, 66. É uma rara e bela fotografia desta outra tão bela locomotiva. Mais uma vez, observem na foto ilustrativa deste site, trata-se da mesma locomotiva, mais ma vez!

Leandro Guidini é um jovem apaixonado pelas ferrovias do Estado de São Paulo. Desenhista industrial por formação, atua na área da Arqueologia Industrial, pesquisando temas vinculados à ferrovia e fazendas de café, importante binômio do desenvolvimento paulista, sendo autor de livros e artigos. Em suas horas vagas, conduz algumas das velhas Maria-fumaças preservadas na cidade de São Paulo e pratica ferreomodelismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *