A locomotiva número 13 da EFPP.

Esta é a primeira foto em muitos anos que vemos, bem de perto, da locomotiva número 13 da Estrada de Ferro Perus Pirapora. Esta foto é gentileza do amigo Nilson Rodrigues, que após muitos anos garimpou e encontrou esta foto, tirada em 1956. Vei oriunda do Ramal Dumont, sob número de série 18897 de 1901.
Atualmente seus restos estão na Fila-da-morte, em Cajamar, aguardando recuperação. Fico muito agradecido ao Nilson por divulgar esta pérola!

Leandro Guidini é um jovem apaixonado pelas ferrovias do Estado de São Paulo. Desenhista industrial por formação, atua na área da Arqueologia Industrial, pesquisando temas vinculados à ferrovia e fazendas de café, importante binômio do desenvolvimento paulista, sendo autor de livros e artigos. Em suas horas vagas, conduz algumas das velhas Maria-fumaças preservadas na cidade de São Paulo e pratica ferreomodelismo.

2 comments
  1. Essa locomotiva parece que não recebeu o suplemento de chapa no longerão, nem o jogo de guia, a testeira está muito próxima da sela dos cilindros

  2. Pois é Sérgio, não atentei a esse detalhe. É vero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *