Centenário da série 910 da Cia Paulista

Mais duas das locomotivas da Cia Paulista da bitola de 60 cm completaram 100 anos recentemente. Desta vez, temos as locomotivas 910 e 911, que atualmente encontram-se no patio do corredor na Estrada de Ferro Perus Pirapora, sob números 14 e 10, respectivamente.

Locomotiva_911

Na fotografia acima, vemos um blend das imagens da mesma locomotiva, como ilustração de seu passado e presente Estas locomotivas foram encomendadas à Baldwin Locomotives Works em maio de 1913, a pedido da Cia Paulista para atender a nova demanda ocasionada pela extensão do ramal além de Santa Rita do Passa Quatro, até Moema, o que basicamente quase duplicou o tamanho do ramal. É uma locomotiva do tipo 2-6-2T, número de série 40674 e 40675, de outubro de 1913, tendo elas feita o suas primeiras viagens de fevereiro de 1914. Circularam até o fechamento do ramal, e no começo dos anos 60 foram compradas pela EFPP.

A Estrada de Ferro Perus Pirapora comemorará seu centenário em 2014 (ano que vem), e com ele, há um projeto sendo desenvolvido de, quem sabe, além das comemorações, entregar a restauração cosmética da 911. Tenho a esperança de vê-las funcionando em breve!

Confira outras fotos, mostrando as locomotivas em duas épocas diferentes!

Locomotiva da Cia Paulista na estação de Ibó.
Locomotiva da Cia Paulista na estação de Ibó.
Locomotiva número 10, ex 911 no pátio de Gato Preto da Estrada de Ferro Perus Pirapora.
Locomotiva número 10, ex 911 no pátio de Gato Preto da Estrada de Ferro Perus Pirapora.

3 comments

  1. Nilson Rodrigues

    Prezado:
    Observação: elas são 2-6-2T, não 2-4-2T…
    Durante as pinturas por ocasião da anexação da ferrovia ao CEIPN, ocorreram alguns exageros por parte da turma de oficinas…forçaram no amarelo…se bem que não sei se ela chegou a rodar nesse estado.
    Nilson

    • Leandro Guidini

      Nobre Tex, obrigado pela correção, de fato, escapou um “4” ao invés de um “6”, ja devidamente corrigido!… Sobre a cor, eu gostei do fato dela estar pintadinha, ja que, de fato, o exagero da cromia esta muito “cheguei”…

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>