Encontro Internacional em terras de Dumont.


Nesta ultima quarta feira, estive na cidade de Dumont, próximo a Ribeirão Preto junto dos amigos acima na foto, Thor Winbergs e Peter Manning. O Thor ja é velho amigo, mas ainda não conhecia Peter, apenas por internte trocando e-mails. Peter veio da Austrália para fazer um tour. Thor aproveitou sua estada a trabalho no Brasil para se dedicar mais um pouco as locomotivas daqui, como faz sempre que pode.
O interessante é que dois extrangeiros vem para ca atraz de nossas riquesas da história tecnológica.
A locomotiva ao lado, que foi a grande atração é uma 2-6-0 Baldwin de 05/1895, número de série 14275. Pertenceu ao Ramal Dumont sob número de estrada 4, e com seu fechamento foi comprada pela EFPP e renumerada para 12. Com o fechamento da EFPP em 1983, o município de Dumont conseguiu reave-la e coloca-la na praça da cidade, onde esta até hoje.
Foi um dia muito bom, pois o passeio até Dumont me fez refletir mais ainda a importancia do café e das locomotivas e trens para o desenvolvimento de São Paulo e do país, e me fez pensar mais ainda quanto descaso ainda ha, e quanto ainda haverá.
Foi um prazer conhecer pessoalmente o Peter, e um prazer estar nos dominios de Dumont, lar de um ramal magnífico em história e importância, cujo ja abordei alguns posts atraz. Agradeço também ao pessoal da prefeitura que nos acolheram muito bem e foram tão prestativos!
Pretendo voltar la em breve, mas desta vez para pesquisar. Adorei a cidade e suas caracteristicas peculiares ainda preservadas da antiga fazenda Dumont.

Leandro Guidini é um jovem apaixonado pelas ferrovias do Estado de São Paulo. Desenhista industrial por formação, atua na área da Arqueologia Industrial, pesquisando temas vinculados à ferrovia e fazendas de café, importante binômio do desenvolvimento paulista, sendo autor de livros e artigos. Em suas horas vagas, conduz algumas das velhas Maria-fumaças preservadas na cidade de São Paulo e pratica ferreomodelismo.

1 comment
  1. Olá Leandro, fiz m video da locomotiva ano passado quando estive na cidade de Dumont. E coloquei algumas informações do seu texto no meu canal do youtube. Coloquei seu crédito, ok? abraços, Tiago Sierra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *