Mais um mistério resolvido.

Por muito tempo essa locomotiva da foto havia a legenda como sendo da Usina Tamoio, mas havia alguma coisa que me incomodava profundamente nessa informação. Que eu soubesse a tal usina nunca teve bitola de 60 cm, sempre foi métrica. Claramente vemos na foto que trata-se de uma locomotiva de bitolinha. No começo, também, eu acreditava que era uma 2-6-0, mas não fazia a menor ideia de qual ferrovia que pertencia.
Ha uns dois dias, um amigo me mandou um e-mail com essa mesma foto perguntando a procedência. Disse o que sabia, com a pulga atráz da orelha. Começamos então uma pesquisa internacional. Depois de tantos vai-e-vens, alguns e-mails trocados e muita lista de locomotivas, descobri quem é essa locomotiva.
Trata-se da locomotiva 4-6-0 número 10 da Cia Douradense, sob numero de série 40080 de 1913. Segue abaixo a foto de fabrica da dita cuja. Conseguimos baixar até a fixa de pedido da ferovia à BLW.
Agradeço bastante aos amigos que ajudaram nessa pesquisa, Marcelo Lordeiro, Nicholas Burman, Alberto Del Bianco, e aos amigos de fora do Brasil, Andrew Batory e Peter Manning.

One comment

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>