Mais uma bitolinha restaurada!

Estas fotos foram enviadas foram enviadas pelo amigo Alberto del Bianco. Trata-se da locomotiva número 1 da “Estrada de Ferro do Dourado”, ou “douradense”, que começava em Ribeirão Bonito, em entroncamento com a Cia Paulista, e avançava para as regiões de Dourado, Trabiju, Novo Horizonte, etc, seguindo o vale do rio dourado (da o nome “do dourado”). Inicialmente uma ferrovia em bitola de 60 cm, que foi alargada para 1 metro posteriormente, e comprada e encampada pela CP. Uma ferrovia merecedora de um livro próprio, com uma história rica e interessante, cujo aguardamos ansiosamente, escrito por um grande amigo.
A locomotiva em questão é uma 0-6-2 fabricada pela Kerr Stuart em 1899 sob número de série 673 e número de estrada 1. Foi cosmeticamente restaurada pela LP locomotivas, de Votorantim, em um bom trabalho. Vai de encontro a um pensamento meu, que preservação estática também é valida e importante. Esta é mais uma locomotiva que esta com mais alguns anos de vida garantidos, em bom estado visual para as futuras gerações, mais uma bitolinha salva!
As fotos foram feitas na cidade de Dourado, interior de SP, onde a locomotiva esta. 

Leandro Guidini é um jovem apaixonado pelas ferrovias do Estado de São Paulo. Desenhista industrial por formação, atua na área da Arqueologia Industrial, pesquisando temas vinculados à ferrovia e fazendas de café, importante binômio do desenvolvimento paulista, sendo autor de livros e artigos. Em suas horas vagas, conduz algumas das velhas Maria-fumaças preservadas na cidade de São Paulo e pratica ferreomodelismo.

1 comment
  1. precisava fazer uma cobertura para ela, se não daqui há uns poucos anos está toda acabada de novo!

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