Miniatura de uma bitolinha

Esta locomotiva acima foi construída nas oficinas do Gato Preto da Estrada de Ferro Perus Pirapora. O autor da foto é o próprio que esta ao lado dela, em novembro de 1980, o amigo Nilson Rodrigues que gentilmente cedeu esta cópia digital para minha coleção.
A história nos diz que esta locomotiva serviu para mostrar aos patrões a capacidade que a equipe das oficinas tinha, quando foram julgados indevidamente de “incapazes”. Esta maquina também chegou a insultar partidos políticos da época, alegando rebeldias e espionagem, coisas totalmente utópicas!
A bem da verdade, é que escolheram a maquina que julgaram mais fácil de copiar, que no caso foi a locomotiva 17, e a fizeram, em escala 1:4 (bitola de 15cm). Com todas as controversas que ela gerou, ficou pronta, funcionava e ficava exposta nas oficinas, e como o fechamento da ferrovia, foi a única peça de todas que o dono guardou para si, e esta em seu poder até hoje.
Quem sabe, sensibilizado com o andamento da restauração da EFPP, ele disponha esta jóia mecânica para exposição, ou até quem sabe para coloca-la em funcionamento mais uma vez.
Creio que os construtores dela não conheciam a expressão em inglês “Live Steam” na época, e sem duvidas, este modelo Live Steam é mais uma prova da capacidade técnica que nós brasileiros já tivemos um dia.

One comment

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>