O retorno da Locomotiva Sylvio de Campos.

Na fotografia acima, tirada pelo meu pai, Jair Guidini neste ultimo sábado, dia 02/04/2011 mostra a primeira viagem desta locomotiva, após quase 40 anos parada e Cajamar. Esta não pe qualquer locomotiva. Trata-se da lendária locomotiva número 1 da Estrada de Ferro Perus Pirapora, “Sylvio de Campos”. Esta pequena e simpática locomotiva pertenceu originalmente ao Tramway da Cantareira. Quando comprada pela EFPP, costumava tracionar seu trem de passageiros, o “M”, entre perus e Cajamar, na estação do Entroncamento (veja neste mesmo blog alguns posts passados a matéria sobre a estação do entroncamento, esta mesma locomotiva aparece, funcionando).

O maquinista da locomotiva 2, que esta bufando vapor sou eu mesmo, quem humildemente vos escreve. Apareço de costas pois estava prestando atenção no trabalho. Seguramente a locomotiva desceu linha abaixo até o pátio do corredor, onde foi manobrada e estacionada em segurança.

É uma belissima locomotiva, 0-6-2, Baldwin de 1896, número de série 14963. Possui “outside frame” e, ao invéz de bandalhos, tem somente as manivelas para o lado de fora. O contrapeso fica na própria roda.

É isso ai, logo espero ver, ouvir e, principalmente, CONDUZI-LA!

Parabéns a todos nós, envolvidos nesse resgate histórico! acredito que sairá uma publicação oficial no blog da EFPP (acompanhem nos links ao lado).

One comment

  1. yurihu

    Adorei o blog, sou um amante de toda a ferrovia brasileira, gostaria de saber onde essas locomotivas que estão sendo restauradas, pelas postagens que eu vi no blog, estão em operação e se há passeios turísticos. Obrigado

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>