Ramal de Cravinhos, uma placa sobreviveu!

Este post não tem como essência contar sobre o ramal de Cravinhos em si, que merece muita atenção e pesquisa. O impressionante neste caso é saber que esta placa ainda existe, mesmo depois de 56 anos que o ramal foi fechado!
Este ramal foi aberto pela Cia Mogiana em 1910, partindo da estação de Cravinhos até a estação de Serrana (atual, antiga Serrinha) com 28 Km de extensão. Era todo em bitola de 60 cm, e possuía um pequeno sub-ramal de 16 Km de comprimento, partindo de “bifurcação” até “Arantes”, com uma estação intermediaria chamada “Fagundes”. O declínio do café foi fatal para o pequeno e deficitário ramal, que teve seu fechamento em 1956, com seus trilhos arrancados em toda a extensão.
Pouquíssimas e raras são as fotografias do trem neste ramal. Para se dizer a verdade, quase não há nenhuma, exceto uma única que mostra alguns vagões parados em Cravinhos, e só! Ainda a muito o que garimpar. Mas, de fato, esta placa acima é mais rara ainda que uma foto do trem!… Ter ficado guardada pelos 56 anos seguintes e ir parar, em excelente estado de conservação, na reserva técnica do acervo da Cia Paulista, isso é praticamente um milagre!
O que será que me espera, então, assim que eu retomar as pesquisas sobre as bitolinhas da Mogiana?!

2 comments

  1. xampupedras

    Guidini vai em frente, te dou um brado de apoio e te parabenizo por fazer esta iniciativa se tornar uma realidade, pois infelizmnte nosso país não tem costume de preservar a memória e a história

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>