Tramway da Cantareira

Farei um pequeno resumo histórico, ja que esta é uma ferrovia que por si só ja merce um livro próprio. Sua história é muito vasta e muito apreciada. Ja foi tema de dezenas de teses, TCC’s e pesquisas livres.

A cidade de São Paulo, em franca expansão, tinha sérios problemas de abastecimeto de água potável e recolhimento de esgotos.

A solução encontrada foi a criação de uma empresa para tal, que captaria água na Serra da Cantareira. Seu nome tem origem nos “cântaros”, que eram vasos enormes, circulares, onde água era armazenada para uso (desde o antigo Egito). As enormes reservas naturais de água na serra deram a ela o nome de “cantareira”, local onde haviam muitos cântaros naturais.

Em julho de 1877, na casa do Coronel Antônio Rodovalho (o mesmo fundador da Cia melhoramentos) deu-se à formação de uma companhia para melhorar o abastecimento de água e esgotos da cidade de São Paulo, a CIA CANTAREIRA E ESGOTOS. Em 22 de julho de 1878 foi oficializada em cartório.

No ano de 1892 a mesma foi encampada pelo Governo do Estado de São Paulo, que imediatamente deu inicio aos estudos de viabilidade para a construção de tramway de serviços, ligando os mananciais a capital. No dia 9 de novembro de 1894, os trilhos do tramway chegaram à estação do Pari, da SPR. Neste mesmo dia deu-se inicio ao transporte de materiais. Tal data considera-se a inaugurarão do Tramway da Cantareira.A população começou a reclamar, então, sobre trens de recreio aos domingos e feriados, devido à folga nos horários dos trens de serviço. Tal serviço foi autorizado em 23 de setembro de 1895. Posteriormente trens diários também foram implantados, um pela manha e outro pela tarde, atendendo a mais pedidos da população.

O T.C. formou-se Estrada de Ferro a partir de 1915 quando seus domínios atingiram a cidade de Guarulhos. Desde a criação do trafego de passageiros até 1912, existia somente uma única classe, com carros abertos do tipo “bonde”. Em 1913 foi criada uma segunda classe, por metade do preço da primeira.

O principal enfoque dos passageiros paulistanos (nos primórdios do T.C.) eram os piqueniques e tardes de lazer na serra da Cantareira. Em 1942, foi privatizado e adquirido pela Estrada de Ferro Sorocabana. Imediatamente iniciou-se o alargamento da bitola de 60 cm para 1 metro. O T.C. operou desde 9 de novembro de 1893 até 10 de novembro de 1964, possuía 35km de trilhos em bitola de 60 cm.

O trenzinho foi imortalizado na musica eleita simbulo de São Paulo, de Adoniram Barbosa, “Trem das 11”, com seu inesquecivel refrão “…moro em jaçanã, se eu perder esse trem, que sai agora as 11 horas, só amanhã de manhã…”.

Boa parte do seu antigo leito ainda existe, tornou-se algumas avenidas na zona norte da capital, e na cidade de Guarulhos. Na avenida Cruzeiro do Sul, em SP, o Metrô utiliza seu antigo traçado.

Três de suas locomotivas existem, e estão em tutela da Estrada de Ferro PErus Pirapora, serão restauradas, e farão parte do acervo histórico.

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